A procuração constitui um ato, normalmente em forma escrita, pelo qual uma pessoa confere poderes a outra (procurador ou mandatário) para tratar em seu nome e representando-a em determinado assunto. Veja como passar uma procuração.1. Quem vai passar a procuração deve se dirigir até um cartório.
2. Você já pode ir com o texto escrito ou pegar modelos prontos no cartório.
3. É muito importante, porém, que você especifique claramente um por um todos os poderes que pretenda atribuir ao outro. Exemplo: administrar bens móveis ou imóveis, movimentar contas bancárias, tratar de qualquer assunto junto a uma repartição pública, constituir uma sociedade comercial, fechar um contrato, vender ou comprar algum bem, receber ou efetuar pagamentos, casar, etc.
4. Leve o nome completo, número do RG, CIC e endereço da pessoa a quem você quer passar a procuração, no caso de usar um modelo pronto do cartório.
5. O funcionário certificará a autenticidade da letra mediante a apresentação da sua carteira de identidade (reconhecimento de firma).
6. Para quem não puder se deslocar até o cartório e precisar fazer uma procuração, telefone para um cartório pedindo para o tabelião se deslocar até onde você se encontra. A este serviço será cobrado uma taxa adicional.
Atenção: Pense bem antes de atribuir poderes a outros. Enumere claramente quais poderes você pretender atribuir para não ter problemas no futuro.